ARCO ELÉTRICO - O PERIGO ESQUECIDO


De acordo com um relatório do Conselho Nacional de Segurança Elétrica da Suécia, em 2018 houve um acidente fatal, 456 acidentes elétricos e 335 incidentes relacionados ao trabalho elétrico. Em 2019, mais três pessoas morreram em acidentes elétricos.

 

Desde 1934, como um fornecedor europeu líder de vestuário de trabalho antifogo inerente e proteção contra arco, a TRANEMO trabalha no sentido de alcançar zero acidentes graves relacionados com calor e chama. A utilização de fibras 100% inerentes ao fogo garante aos utilizadores que o nosso vestuário oferece proteção vitalícia. Esta característica retardante ao fogo é uma propriedade de cada fibra e não desaparece com as lavagens ou desgaste.

 

 

A SUA EMPRESA MANTÉM UM REGISTO DOS PERIGOS DE ARCO NO SEU LOCAL DE TRABALHO?

Tomas Kristensson, do Swedish Standard Solutions Group AB (SSG), trabalha com questões altamente relevantes e neutras à concorrência - principalmente no setor sueco e na formulação de normas. Uma dessas questões é a norma do arco elétrico. Tomas tem experiência em engenharia elétrica e envolveu-se no desenvolvimento dos cursos e conselhos que a SSG oferece.

PERIGOS DE ARCO ELÉTRICO

O risco de arco elétrico surgem quando as pessoas trabalham com eletricidade em equipamentos elétricos expostos ou sistemas elétricos desprotegidos. Os riscos de um arco elétrico incluem efeitos térmicos, ruído elevado, salpicos metais fundidos, radiação ótica, queimaduras e outros efeitos.

O risco de arco elétrico é um assunto muito importante para a TRANEMO e esforçamo-nos para evitar ferimentos graves no local de trabalho devido ao calor e fogo, fornecendo o equipamento de proteção correto.

Tomas Kristensson explica que muitas vezes chama o arco elétrico de "perigo esquecido" e aponta para uma foto de 1939 que mostra o painel não isolado da época.

Flashes de arco elétrico eram um enorme risco naqueles dias. A probabilidade de acidentes diminuiu um pouco quando os instaladores começaram a isolar o painel de distribuição, mas então o perigo da ferramenta surgiu. Com ferramentas não isoladas, existe um alto risco de provocar um arco elétrico. As ferramentas isoladas começaram a ser introduzidas nos anos 90 e foram amplamente utilizadas em 1996. Mas, apesar disso, ainda existem incidentes com arco elétrico.

De acordo com Kristensson, não há dúvida de que os riscos permanecem até hoje, como alguns equipamentos antigos e desprotegidos que ainda estão em uso. Ele também menciona postes de eletricidade e baterias não isoladas. Existe também o risco de arco elétrico quando a manutenção elétrica é realizada ou quando as portas e proteções são removidas e as ferramentas são usadas nas proximidades.

Lesões causadas por arco elétrico são pouco comuns mas podem ser extremamente graves e muitas vezes é necessário uma formação adequada nessa área, para que os profissionais tenham conhecimento das consequências, alterem o seu comportamento e minimizem os riscos de lesões por arco elétrico.

A TRANEMO desenvolveu o TRANEMO SKINSAFE - um sistema multicamada desenhado para proteger a pele do usuário de acidentes com calor, chamas e arco. Devido às situações de trabalho exigentes, focamo-nos na segurança do indivíduo, fornecendo uma combinação eficaz de camadas protetoras da pele para o exterior. O conforto e um bom ajuste são sempre prioridades a considerar.

“Como empregador, você é responsável por realizar uma avaliação de risco, analisar as consequências, avaliar a probabilidade de um acidente e garantir que os usuários tenham os equipamentos e ferramentas de proteção adequados. A gestão dos riscos também deve ser realizada antes, durante e após a conclusão do trabalho elétrico. Nos casos em que você possui ou utiliza uma instalação com risco de arco, você é o responsável se houver risco de arco elétrico. Você deve também informar as outras pessoas sobre os riscos de um acidente de arco, identificar e calcular esses riscos, colocar sinais e informar os trabalhadores sobre o que pode ou não ser realizado ', explica Kristensson.

 

A SSG produziu um guia sobre a questão dos arcos elétricos em instalações elétricas. O guia destina-se a auxiliar os proprietários e empregadores sobre como gerir instalações onde existe risco de acidentes com arco elétrico. Entre outras coisas, o guia fornece informações sobre etapas importantes a serem tomadas para combater os riscos de acidentes com arco.

 

    • INÍCIO E IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS:
    • CÁLCULO
    • GESTÃO DE RISCOS
    • EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE PROTEÇÃO PESSOAL
    • INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA
    • PLANEAMENTO, PROJETO E COMPRA
    • COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO
    • ACOMPANHAMENTO, CONFORMIDADE E AUDITORIA

 

Quando a análise estiver concluída e todos os riscos forem identificados, é hora de voltar para a TRANEMO. Juntos, realizamos uma análise de risco individual. Não acreditamos numa abordagem multinorma ('Multinorm'), em que uma única peça de vestuário se destina a fornecer proteção contra todos os riscos, independentemente da categoria ocupacional. A TRANEMO compromete-se a usar a sua experiência e inovação para fornecer vestuário de proteção com garantia de qualidade, desenhadas para protegê-lo dos riscos específicos do seu trabalho.

 

QUAIS SÃO AS FALHAS MAIS COMUNS?

Ao longo do tempo, o Tomas tem encontrado bastantes instalações antigas e acredita que existe tanto uma questão de custo como uma falta de consciência dos riscos.

 

'Poucos são os proprietários que entendem a substituição do painel como uma prioridade, porque nunca tiveram um acidente com arco elétrico anteriormente. E é precisamente nesta altura que pode ocorrer um acidente. Uma análise de risco inadequada ou trabalho elétrico realizado de forma incorreta pode contribuir para possíveis lesões e, possivelmente, interromper a produção por várias semanas '.

 

O Tomas aconselha as empresas a explorar as alternativas disponíveis para minimizar os riscos sem precisar substituir completamente o painel de distribuição. Isto inclui analisar métodos de trabalho, usar equipamentos de proteção e garantir que o vestuário de proteção está em conformidade com o nível certo de segurança. A TRANEMO e a SSG colaboram continuamente nesta área. Kristensson acredita que muito poucas empresas do setor sueco realizaram uma avaliação de risco detalhada, de acordo com o SSG 4510.

 

'Existe uma enorme quantidade de trabalho a ser feito e, atualmente, apenas ‘arranhamos’ a superfície e as coisas vão funcionando. No início, a minha ambição era resolver este assunto em três meses, mas trabalho com questões de arco há quase sete anos e ainda há muito para fazer '.

Como a SSG define normas e forma pessoas para questões de segurança elétrica importantes, a TRANEMO pode fornecer o nível certo de vestuário de proteção para que sejam cumpridos esses requisitos e muito mais. Os produtos elétricos desempenham um papel em crescimento na nossa sociedade, o que torna também a segurança cada vez mais importante.

Usamos eletricidade nas nossas bicicletas elétricas, carros e painéis solares. Os nossos lares estão cheios de baterias e aparelhos elétricos, que podem criar situações perigosas para nós e para os fabricantes.

Em muitos casos, é necessário definir níveis mais altos de proteção para o vestuário do que as próprias normas exigem. Todas as peças de vestuário fornecidas pela TRANEMO oferecem a proteção e os recursos necessários para combater todos os potenciais riscos'. Clique no link abaixo para saber mais sobre como a TRANEMO produz vestuário de proteção contra o arco.