Banner-Garmentcertification

Certificação de vestuário

 

Todo o fardamento EPI da Tranemo cumpre o Regulamento (UE) 2016/425 e as mais recentes normas europeias (EN) para vestuário EPI cobertas pelo Regulamento. A principal razão para a utilização de vestuário FR é garantir que o mesmo não pegue fogo e / ou limitar a propagação das chamas, dando tempo para reagir em caso de acidente. Existem diferentes certificações e símbolos para diferentes riscos e a Tranemo quer ter a certeza que você escolheu a combinação adequada para a sua avaliação de risco.


Existem 3 categorias de proteção no Regulamento dos EPI’s. A Categoria III é a categoria que requer a maior proteção onde, por exemplo, as normas Arco Elétrico IEC 61482-2 e EN ISO 11612 D e E estão incluídas. As peças de vestuário Tranemo Categoria III possuem um sistema de monitoramento da qualidade de produção (Módulo D de acordo com o Regulamento) para garantir que as peças de vestuário são seguras para uso. As peças estão marcadas com CE e o número do organismo notificado que emitiu o certificado de exame tipo UE. Todas as normas têm requisitos diferentes para o desenvolvimento do vestuário de proteção, e o tecido e respectivas propriedades são um componente muito importante, mas o design da peça também está sujeito a verificação no decorrer da certificação. Uma peça com um design incorrecto pode, por exemplo, fazer com que o metal derretido fique preso nas costuras ou bolsos e exponha o utilizador a riscos desnecessários.

 

Quando uma peça de fardamento é aprovada pelo organismo notificado, a Tranemo recebe um certificado no qual todas as normas e classes estão mencionadas. Os certificados são complementados com a Declaração de Conformidade e publicados aqui no site. Os certificados são associados a cada produto e também compilados numa lista. Quando o certificado é recebido, o vestuário é marcado com uma etiqueta interior CE, onde se pode consultar quais as normas e classes aprovadas para essa peça. Nessa etiqueta encontrará também informações sobre possíveis certificações combinadas, qualidade do tecido e instruções de lavagem. Todo o vestuário certificado vem com uma ou mais instruções que o utilizador deve ler antes de usar a peça, de forma a garantir que o vestuário de proteção seja utilizado corretamente e que a proteção seja obtida no local de trabalho. A Tranemo informa também as normas através de símbolos, num emblema, no exterior da peça, de forma a ser facilmente lido pelo utilizador, por exemplo, qual a classificação do Arco que foi aprovada para a peça.

Marcação CE

Marcação CE

Todas as roupas Tranemo EPI têm a marcação CE e podem ser encontradas no interior do vestuário de proteção e mostram quais padrões e classes são aprovadas.