Banner-Welding

SOLDADURA

 

Um soldador que é constantemente exposto a salpicos de soldadura precisa de vestuário de proteção durável ao qual os salpicos não agarrem, seja no próprio tecido ou nos bolsos. O calor e a radiação UV aos quais o soldador está exposto também são perigosos, e recomendamos o uso de um sistema Tranemo Skinsafe™, com um vestuário de soldadura ventilado.


AVALIAÇÃO DO RISCO

  • Faíscas de Soldadura
  • Chama e calor
  • Stress devido ao calor

AVALIAÇÃO DO RISCO

Quando se trabalha com soldadura precisa-se de vestuário certificado de acordo com a norma EN ISO 11611 classe 2 que é o nível mais alto de proteção em combinação com EN ISO 11612. O design é muito restrito nesta norma para garantir que as faíscas de soldadura não fiquem no vestuário ou entrem para um bolso aberto. Nas operações de soldadura é criado muita radiação UV e calor. Por este motivo Tranemo adicionou, em algumas gamas, ventilações cobertas para aumentar o conforto dos utilizadores e para evitar causar stress por calor. Para bloquear o calor radiante e aumentar a proteção, recomenda-se um sistema Tranemo Skinsafe ™ de 2 ou 3 camadas.

 

As faíscas de esmerilhamento / corte têm um impacto severo no tecido devido à grande quantidade de faíscas. A Tranemo executa sempre internamente um teste de corte com os nossos tecidos anti-fogo para poder recomendar a melhor peça de roupa para corte.


Tipo de vestuário para soldadores de acordo com o critério do processo
Classe 1Tecnologia de soldadura manual com a formação fácil de salpicos e escorrência; Soldadura a gás. Soldadura com gás tungsténio (TIG). Soldadura com gás/metal (MIG). Soldadura Micro plasma. Solda. Soldadura por Pontos. Soldadura com metal (MMA).
Classe 2Tecnologia de soldadura manual para a formação de salpicos e escorrência grandes; Soldadura com metal. MMA (com eléctrodos básicos ou de celulose). Soldadura com gás/metal. MAG (CO2 ou gases mistos). Soldadura com gás/metal. MIG (tensão alta). Soldadura com arco com arame (flux cored). Corte. Cortador de plasma. Corte a oxigénio. Pulverização térmica.

 

Tipo de vestuário para soldadores de acordo com o critério das condições do ambiente

Classe 1Utilização de máquinas; Máquinas de corte a oxigénio. Máquinas de corte a plasma. Máquinas de soldadura por resistência. Máquinas para pulverização térmica. Soldadura de bancada.
Classe 2Utilização de máquinas; Em espaços confinados. Na Soldadura ou corte acima da altura da cabeça ou em posições anti-naturais.