Banner-Care

CUIDADOS

 

Para prolongar a vida útil de uma roupa de proteção, é importante cuidar dela corretamente, isto faz sentido não só a nível financeiro como também contribui para a sustentabilidade - afinal, o produto mais ecológico é aquele que nunca precisa ser produzido. O tempo de vida de uma peça de roupa é afetado por todas as etapas da sua vida, desde a compra até ao fim da sua vida útil.


COMPRA

O primeiro e mais importante passo para investir na segurança dos seus colaboradores é garantir que eles possam trabalhar em segurança, realizando uma análise de risco. A Tranemo não adota uma abordagem multinorma mas desenvolve cada peça de proteção usando materiais e recursos projetados para atender a condições ou riscos de trabalho específicos - oferecendo assim ao usuário a melhor proteção possível. A nossa vasta experiência no desenvolvimento de produtos, especialmente com materiais anti-fogo, significa que podemos orientá-lo para as gamas e peças de vestuário corretas. Uma vez identificados os riscos, o próximo passo é encontrar peças de vestuário confortáveis ​​e bem ajustadas, para que todos se sintam satisfeitos em usá-las no dia-a-dia. É por isso que dispomos de uma ampla variedade de tamanhos de peças de vestuário, para que todos possam encontrar um tamanho adequado, essencial para obter total proteção. Dispomos da maioria das nossas calças em 34 tamanhos diferentes.


UTILIZAÇÃO

Cada peça de proteção certificada é fornecida com instruções do usuário que descrevem normas e
requisitos e fornece dicas sobre como utilizar e cuidar da peça. Antes de usar uma peça de vestuário, é importante ler estas instruções para saber qual a proteção que a peça oferece e como deve ser usada. Cada peça de vestuário de segurança possui uma etiqueta interna que fornece detalhes das certificações que cumpre, mas para obter proteção total, muitas vezes será necessário o uso de equipamento de proteção individual (EPI), como luvas e sapatos.


LAVAGEM

É essencial que todas as peças de vestuário Anti-fogo (Flame Retardant) sejam lavadas de forma profissional, em conformidade com as instruções específicas de lavagem, de modo a garantir que as características de proteção e benefícios não sejam comprometidos ou perdidos. Apenas podem ser utilizados detergentes sintéticos. Não utilizar detergentes com sabão ou amaciadores; as peças de vestuário não devem ser branqueadas.

 

A Tranemo recomenda:

»  Vestuário de proteção certificado de acordo com EN ISO 20471 devem ser lavado separadamente ou juntamento com outras peças de vestuário certificadas de acordo com EN ISO 20471.

» Para roupas que contenham lã, os cuidados adequados são especialmente importantes. A lã é sensível a PH alto e, portanto, deve ser lavado em pH neutro e com um processo de lavagem suave. Vestuário de proteção contendo lã deve ser lavado num programa especial de lã.

» A fim de cumprir com aos requisitos da EN 13034, e caso seja necessário, o vestuário de proteção pode necessitar ser re-impregnada para manter a proteção química.


Contacte a Tranemo para obter informações completas sobre os procedimentos de lavagem e instruções detalhadas sobre os cuidados.


Símbolos de lavagem

Wash at max 40°C Lave no máximo 40°C Tumble dry low temprature Centrífugação lenta a baixa temperatura
Wash at max 40°C, gentle wash Lave no máximo 40°C, lavagem suave Do not iron Não passar a ferro
Wash at max 60°C Lave no máximo 60°C Ironing max 110°C Engomadoria máximo 110°C
Wash at max 60°C, gentle wash Lave no máximo 60°C, lavagem suave Ironing max 150°C Engomadoria máximo 150°C
Do not tumble dry Não lavar Do not dry clean Não lavar a seco

Fitas refletoras segmentadas termocoladas

As fitas refletoras cosidas podem parecer duras, rígidas e dar uma sensação desconfortável às malhas que geralmente são macias e elásticas. O uso de fitas refletoras segmentadas termocoladas torna as peças de vestuário mais confortáveis em comparação com as fitas refletoras cosidas. Mesmo em algumas peças de vestuário de tecido mais leve, as fitas refletoras termocoladas têm maior vantagem em termos de conforto.
Para manter a qualidade refletora as fitas refletoras termocoladas devem ser lavadas em pH neutro, ou seja, não deve utilizar detergentes com pH acima de 8.

 

A Tranemo recomenda:

»  Lave no máximo a 60ºC

»  Evite detergentes alcalinos, recomenda-se pH <8

»  Não use amaciador, agentes de branqueamento ou branqueadores ópticos.

»  Recomendamos secagem de forma natural ou em máquina de secar no máximo a 60ºC. Em secagem de túnel máximo a 100ºC é o recomendado.


MANUTENÇÃO E ARMAZENAMENTO

Após a lavagem, a roupa deve ser inspecionada por um engenheiro de segurança ou outra pessoa
qualificada. A peça de vestuário não deve ser usada se estiver danificada ou se afetar de alguma forma a sua função ou nível de proteção. Se houver danos menores que não afetem necessariamente a proteção ou o desempenho da peça, ela poderá ser reparada para prolongar a sua vida útil. Os reparos devem ser feitos com tecidos idênticos e de acordo com as instruções de reparo da Tranemo. Se necessário, a Tranemo pode fornecer um kit de reparação adequado e instruções para permitir que uma peça de proteção seja reparada corretamente.

SUBSTITUIÇÃO – ELIMINAÇÃO

Quando uma peça de vestuário está gasta ou foi exposta a chamas ou calor intenso, ela pode tornar-
se quebradiça ou enfraquecida e deve ser descartada. Se uma peça de roupa foi exposta a produtos
químicos que penetraram no tecido, isso também pode reduzir o nível de proteção e a peça de
roupa deve ser avaliada para determinar se ela pode continuar a ser usada ou deve ser descartada.