Banner-Electricarc

ARCO ELÉTRICO

 

EN 61482-2

EN 61482-2:2020 / IEC 61482-2:2018
Vestuário de Proteção contra o perigo térmico de um Arco elétrico

Esta norma especifíca o vestuário de proteção quando existe o risco de um arco elétrico, por exemplo, quando se trabalha com eletricidade em equipamentos abertos ou em manutenção elétrica. As peças de vestuário para proteção contra o arco elétrico entram na Categoria III do Regulamento EPI. As propriedades do tecido e o design das peças de vestuário são parâmetros importantes no processo de certificação das peças de vestuário para proteção contra arco elétrico.

 

Symbol EN 61482-2

EN 61482-2:2020
ELIM: 8,1 cal/cm²
EBT: 8,7 cal/cm²
APC 1

Symbol IEC 61482-2

IEC 61482-2:2018
ELIM: 8,1 cal/cm²
EBT: 8,7 cal/cm²
APC 1

Symbol IEC 61482-2:2009

IEC 61482-2:2009
ARC RATING
8,7 cal/cm²
Class 1

Durante um periodo de transição, a Tranemo terá vestuário com os três tipos de marcação.


Trabalhar com eletricidade acarreta o risco de ser ferido por um arco elétrico. Ao utilizar vestuário de proteção testado e certificado para suportar a energia de um possível arco elétrico, protege-se desse risco. É muito importante utilizar vestuário de proteção em todo o corpo, de forma a obter uma proteção completa. Para certificar vestuário de arco elétrico de acordo com a EN 61482-2 / IEC 61482-2, o vestuário deve ser testado pelo menos por um dos dois métodos de teste diferentes:
Open Arc IEC 61482-1-1 e Box test EN 61482-1-2.


OPEN ARC - IEC 61842-1-1

O método de ensaio de arco aberto consiste num arco aberto, que envolve uma gama média de tensão (> 1,000V) disparado em direção a um tecido ou manequim com vestuário de proteção. Elétrodos por trás do tecido e do vestuário registam a transferência de calor através do tecido, para ser capaz de determinar quando uma pessoa em contexto real seria afetada por uma queimadura de segundo grau.

Na primeira etapa, o tecido é exposto a diferentes níveis de energia para obter uma classificação de arco
(Arc Rating). ) aprovada. A revisão do método de teste é agora mais controlada e regulamentada do que anteriormente, o que pode originar que os resultados obtidos anteriormente possam ser diferentes dos novos resultados. No entanto, a proteção no vestuário continua a ser exatamente a mesma, apesar do facto de a classificação do arco por vezes ter uma valor inferior após o novo teste. Na segunda etapa, o vestuário é testado com o nível de energia que resultou do teste ao tecido. Um novo requisito que foi adicionado à norma é que o vestuário testado não deve ter um tempo de pós-combustão de mais de 5 segundos para ser
aprovado.

Na segunda etapa, o vestuário de proteção é testado com o nível de energia que resultou do teste ao tecido. Todos os testes resultam em duas classificações de arco diferentes com base nos resultados dos disparos e na curva de Stoll, que é usada para calcular a probabilidade de uma pessoa sofrer uma queimadura. Quanto maior é o valor, melhor é a proteção.

O primeiro resultado, ELIM (Incident Energy Limit, cal/cm²), permite ao utilizador saber quanta energia o vestuário de proteção suporta, sem qualquer risco de queimadura de segundo grau.

O segundo resultado é o ATPV (Arc Thermal Performance Value, cal/cm²) ou EBT (Energy Break Open Threshold, cal/cm²) ²) e permite ao utilizador saber quanta energia o vestuário de proteção suporta, quando há uma probabilidade de 50% numa queimadura de 2º grau. O valor ATPV indica o nível de energia necessário quando a temperatura da pele do manequim fica tão alta em que uma queimadura de segundo grau pode ocorrer, enquanto o EBT indica o nível de energia no qual o tecido quebra e pode resultar numa queimadura de 2º grau. Além do valor ELIM, é sempre apenas o resultado mais baixo que é usado como a classificação de arco, ATPV ou EBT.

 

ELIM illustration ATPV illustration O nível de energia onde o calor do arco elétrico é tão alto que pode causar uma queimadura através do tecido. EBT Illustration O nível de energia onde o tecido abre e que pode causar uma queimadura.
ELIM -Indica a energia incidente máxima que a peça de vestuário consegue suportar antes que o utilizador tenha 
0% de probabilidade de ter uma queimadura de segundo grau.

ATPV - Indica a energia incidente máxima que a peça de vestuário consegue suportar antes que o utilizador tenha
50% de probabilidade de ter uma queimadura de segundo grau.

EBT - Indica a energia incidente onde ocorre a probabilidade de 
50% de uma abertura no tecido, resultando numa queimadura de segundo grau.

Uma vez que o ELIM indica o valor de energia de 0% de risco de uma queimadura de 2º grau e ATPV/EBT a 50% de risco, o valor ELIM é geralmente menor do que ATPV/EBT e, por vezes, a grande diferença entre ELIM e ATPV/EBT destaca-se na importância do uso de várias camadas de vestuário num sistema Tranemo Skinsafe™ para serem devidamente protegidas.

ENSAIO DE CAIXA EN 61482-1-2

O método de teste de ensaio de caixa utiliza um arco limitado e direcionado, que é criado por um curto-circuito numa espécie de cabine aberta com uma voltagem baixa (400V). O teste é realizado no tecido e no vestuário de proteção da mesma forma como no teste de arco aberto. O resultado está dividido em 2 classes: APC 1 (anterior Classe 1) – 168kJ (4kA, 400V), APC 2 (anterior Classe 2) – 320kJ (7kA, 400V)


Ao contrário da norma Americana, não existe uma escala de resultados nos testes ao vestuário, mas sim apenas dois níveis onde o vestuário é aprovado ou não aprovado. Uma peça de vestuário com uma camada de tecido antifogo normalmente cumpre a APC 1, mesmo em tecidos finos como uma camisa. Para atingir o nivel APC 2, normalmente é necessário um sistema com 2 ou 3 camadas de tecido ou uma peça com forro. Isto dificulta a tarefa em adaptar a proteção ao risco, sem comprometer o conforto. Como o APC 1 é um nível de proteção relativamente baixo, a Tranemo recomenda sempre uma proteção mínima de 8 cal/cm².

AVALIAÇÃO DE RISCO DO PERIGO DE UM ARCO ELÉTRICO

Documentos como a NFPA 70E e as diretrizes ISSA e DGUV-I 203-077 ajudam a avaliar os perigos de uma perspetiva prática. Os perigos de arco elétrico incluem efeitos térmicos, ruído, efeito de onda de pressão, estilhaços e detritos voadores, metal fundido, efeitos óticos e outros, e é importante que a avaliação de risco considere todos os potenciais efeitos. Para obter proteção suficiente, é importante que todo o corpo seja protegido com EPI’s de suporte contra o arco elétrico, por exemplo, o capacete com tela de proteção, proteção auricular, luvas e sapatos de segurança juntamente com vestuário de proteção TRANEMO.
Existem 2 normas de avaliação de risco de arco elétrico aceites e utilizadas na Europa; a americana NFPA 70E e a alemã DGUC-I 203-077.

Norma Americana para segurança contra arco elétrico no local de trabalho - NFPA 70E

A norma Americana para segurança elétrica no local de trabalho é uma norma de compromisso sobre como proteger os perigos de um arco elétrico. A norma tem o propósito de ajudar funcionários e trabalhadores a entender os riscos elétricos e ajuda na avaliação de riscos, seleção de EPI’s com arc rating e práticas de trabalho elétrico seguro. Ao escolher vestuário de trabalho e outros EPI’s com proteção contra riscos de arco elétrico, a NFPA 70E estabelece dois métodos; Análise de Energia Incidente um Método de Categoria de EPI de Arco Elétrico. Qual usar depende se a energia incidente a que um trabalhador pode estar exposto foi calculada ou não. 

Análise de Energia Incidente em cal/cm² - NFPA 70E:2018 130.5 de acordo com a IEEE1584:2018

A força da proteção deve ser maior que a força do risco, o que significa que a proteção certificada em cal/cm² deve ser maior que a Análise de Energia do Incidente em cal/cm². A tabela abaixo indica-nos que EPI utilizar quando:


O risco de Arco Elétrico é 1,2-12 cal/cm²

  

  • Casaco/calça/fato-macaco com mangas/pernas compridas aprovados para Arco Elétrico
  • Capacete/viseira com balaclava ou capuz com visor integrado aprovado para Arco Elétrico
  • Luvas aprovadas para Arco Elétrico, luvas grossas de couro ou luvas isolantes com capa em couro
  • Óculos de proteção com viseira
  • Proteção para os ouvidos
  • Sapatos de couro completos

O risco de Arco Elétrico é >12 cal/cm²

  

  • Casaco/calça/fato-macaco com mangas/pernas compridas aprovados para Arco Elétrico
  • O capuz para o arco elétrico com viseira integrada deve cobrir o rosto (O capacete/viseira aprovado para arco elétrico com balaclava não cumpre os requisitos)
  • Luvas aprovadas para Arco Elétrico (luvas grossas de couro ou luvas isolantes com capa em couro não cumprem os requisitos)
  • Óculos de proteção com viseira
  • Proteção para os ouvidos
  • Sapatos de couro completos

Método de Categoria de EPI de Arco Elétrico - NFPA 70E:2018 130.7

O método da categoria de EPI de Arco Elétrico é utilizado apenas quando a Análise de Energia Incidente não é calculada. No método da categoria de EPI de Arco Elétrico, podemos comparar o seu local de trabalho com um tipo de instalação listada na NFPA 70E 130.7, onde lhe é indicada a categoria de EPI mais recomendada. Este método não é tão seguro e pode fazer com que o utilizador venha a escolher vestuário incorreto, a utilizar peças grossas e pesadas, quando na prática não requer um nível tão elevado de proteção para executar o trabalho.


 

A proteção para o arco elétrico no vestuário de proteção está dividido em quatro categorias de EPI:
Avaliação de risco de acordo com o método da categoria de Arco Elétrico (cal/cm²)1,2-44-88-2525-40
Requisito da classificação do Arco Elétrico (cal/cm²)> 4> 8> 25> 40
Requisito de categoria de EPIPPE 1 / CAT 1
(4-8 cal/cm²)
PPE 2 / CAT 2
(8-25 cal /cm²)
PPE 3 / CAT 3
(25-40 cal /cm²)
PPE 4 / CAT 4
(>40 cal/cm²)


A tabela abaixo indica-nos que EPI utilizar quando:


Quando o risco de arco elétrico requer o uso de EPI 1 ou 2

  

  • Casaco/calça/fato-macaco com mangas/pernas compridas aprovados para Arco Elétrico
  • Capacete/viseira com balaclava ou capuz com visor integrado aprovado para Arco Elétrico
  • Luvas aprovadas para Arco Elétrico, luvas grossas de couro ou luvas isolantes com capa em couro
  • Óculos de proteção com viseira
  • Proteção para os ouvidos
  • Sapatos de couro completos

Quando o risco de arco elétrico requer o uso de EPI 3 ou 4

  

  • Casaco/calça/fato-macaco com mangas/pernas compridas aprovados para Arco Elétrico
  • O capuz para o arco elétrico com viseira integrada deve cobrir o rosto (O capacete/viseira aprovado para arco elétrico com balaclava não cumpre os requisitos)
  • Luvas aprovadas para Arco Elétrico (luvas grossas de couro ou luvas isolantes com capa em couro não cumprem os requisitos)
  • Óculos de proteção com viseira
  • Proteção para os ouvidos
  • Sapatos de couro completos

Norma alemã para avaliação de risco de acordo com DGUV-I 203-077 e cálculos de risco de acordo com a BGI/GUV-I 5188

A Norma alemã é baseada na avaliação de risco de acordo dom a DGUV-I 203-077 e cálcuclos de risco de acordo com BGI/GUV-I 5188. De acordo com a norma, o vestuário de proteção é testado de acordo com a EN 61482-1-2 Ensaio de caixa, com um arco limitado e direcionado por um curto-circuito numa espécie de cabine aberta. O teste é realizado em baixa tensão (400V).

TRANEMO SKINSAFE™

Utilizar várias camadas de vestuário de proteção contra arco elétrico aumenta significativamente a proteção devido à formação de espaços entre cada camada, pois o ar tem baixa condutividade elétrica. É importante compreender que o valor total de proteção de um sistema multicamadas não pode ser calculado adicionando-se os valores de energia do vestuário de proteção. Para determinar o valor da energia de um sistema multicamadas, é necessário um teste de arco elétrico que corresponda à maneira como as peças seriam usadas na realidade, com várias camadas de vestuário num manequim. Chamamos ao nosso sistema
multicamadas de Tranemo Skinsafe™, cujo sistema oferece uma melhor oportunidade de escolher vestuário de proteção correto com base na avaliação de risco. Conforme observado na NFPA 70E, a norma americana equivalente à norma europeia para o arco elétrico e, com base na experiência dos testes Tranemo Skinsafe™, várias camadas de vestuário com proteção de arco elétrico são uma forma eficaz de obter a proteção necessária com o menor peso possível. O uso de um sistema multicamadas irá proporcionar um maior conforto ao utilizador e uma maior probabilidade de que o vestuário de proteção seja sempre utilizado.

ASTM F1959

A Norma americana de desempenho para tecidos de arco elétrico é chamada ASTM F1506, onde as especificações do tecido também incluem o teste de arco aberto ASTM F1959. Esta norma é semelhante ao método de teste europeu de arco aberto IEC 61482-1-1 para tecidos e vestuário. A maior diferença em relação à norma europeia é o teste de comprimento de chama – onde é determinado um comprimento máximo. O teste é feito após 25 lavagens e, para cumprir a norma, o comprimento de chama é permitido ao máximo 152mm após 12 segundos de exposição. A Tranemo testou os tecidos que desenvolvemos
para eletricistas: Tera TX e Aramid 6.4FC. O teste fornece uma indicação útil das propriedades do tecido anti-fogo em caso de acidente com arco elétrico.


Vestuário de proteção de isolamento elétrico contra choque elétrico ou vestuário para trabalho intencionalmente usando um arco elétrico (soldagem a arco e corte com tocha de plasma) não são cobertas pela Norma Europeia IEC 61482-2.