CASO DE CLIENTE: ALCOA

Banner-Media-Customer-case

CASO DE CLIENTE: ALCOA

A Alcoa Norway ANS faz parte da Alcoa Corporation (AA: NYSE), uma das principais produtoras de alumínio do mundo e, atualmente opera centrais de fundição nas cidades Lista e Mosjøen, na Noruega. As duas centrais têm uma produção anual combinada de 286.000 toneladas de alumínio e fornecem produtos de qualidade - principalmente para laminadores e fundições na Europa.

O desafio:

As operações da Alcoa na sua central de fundição em Mosjøen criam um ambiente difícil que impõe exigências rigorosas aos equipamentos de segurança pessoal, para fornecer a melhor proteção e conforto possíveis.

“Começamos a trabalhar com a Tranemo em 2015, quando descobrimos que o vestuário de proteção usado no nosso departamento de eletrólise não era resistente a sais fundidos e metais. Isso significava que existia um risco dos colaboradores sofrerem queimaduras se o metal derretido se prendesse ao seu vestuário de trabalho. ”

- John Egil Marken, Diretor de Segurança, Alcoa Mosjøen

 

Análise de risco para central de fundição:

  • Salpicos de alumínio fundido
  • Chama e calor
  • Stress térmico
  • Acidentes rodoviários (risco limitado)

 

Trabalhar com alumínio fundido requer vestuário de proteção certificado pela EN ISO 11612 D3. Se o metal derretido aderir às peças de vestuário, poderá causar queimaduras. Para minimizar o risco de ferimentos, a norma define certos requisitos de design, tais como bolsos cobertos e acessórios de metal ocultos. Complementado com detalhes refletores e tecido de alta visibilidade garantem também que os colaboradores estejam visíveis de forma clara, em ambientes industriais - por exemplo, onde empilhadores e guindastes de pórtico representam um perigo.  

 

A solução:

“Depois de avaliar as necessidades de proteção da Alcoa, concluímos que era necessário vestuário de proteção que atendesse aos requisitos da Norma EN ISSO 11612 D3 de forma a oferecer o mais alto nível de proteção contra respingos de alumínio fundido. Em consulta com a Alcoa, a Tranemo desenvolveu uma coleção especial que atende às suas necessidades de proteção total combinada com recursos práticos, como soluções ao nível dos bolsos e maior visibilidade.”

- Pål Branderud, Diretor Administrativo, Tranemo Noruega.

 

Uma característica especial desta gama é que a Tranemo conseguiu desenvolver uma peça única antifogo à base de lã que combina um bom nível de conforto com o mais alto nível de proteção contra o alumínio fundido. Estas peças de vestuário também são reforçadas em áreas de maior desgaste e oferecem maior visibilidade para melhorar a segurança contra acidentes rodoviários em ambientes industriais.

 

O resultado:

A parceria liderada pela solução e o diálogo efetivo entre a Alcoa e a Tranemo foram a chave para um bom resultado. Outro fator importante foram as reuniões regulares de acompanhamento que forneceram à Tranemo comentários sobre o ajuste das peças, o conforto do utilizador e os resultados dos testes do utilizador, para que outras melhorias ou afinações pudessem ser feitas.

“Consideramos a Tranemo um parceiro profissional que entendeu as nossas necessidades específicas e desenvolveu uma boa solução de proteção com a qual os nossos funcionários estão bastante satisfeitos".

- John Egil Marken, Diretor de Segurança, Alcoa Mosjøen

Produtos relacionados

    Adicione todos os produtos na página à "A minha lista de produtos".