CASO DE CLIENTE: PREEM

Banner-Media-Customer-Case-Preem

A refinaria de Preem, em Lysekil, é a maior instalação deste tipo na Escandinávia e pode refinar até 11,4 milhões de toneladas de petróleo por ano. Esta moderna refinaria é uma das mais eficientes em termos ambientais e energéticos da Europa e emprega cerca de 600 pessoas. 

Cerca de um terço da produção da Preem é distribuído no mercado sueco e os dois terços restantes são exportados. A Preem investe em produtos renováveis e na poupança de energia nas suas fábricas para reduzir as emissões de dióxido de carbono fóssil. A empresa também pretende instalar sistemas de controlo eficazes que facilitem essas modificações ambientais.

 

O desafio

Desde há vários anos, a Preem tem trabalhado com consultores de Higiene e Segurança no Trabalho, como o Swedish Standard Solutions Group AB (SSG), no combate ao risco de arcos elétricos.  

Anteriormente, a atenção concentrava-se principalmente no risco de choque elétrico, ao invés dos riscos de arco elétrico e energia incidente. Além disso, atualmente não existe uma norma sueca específica que cubra esses riscos. A Preem confiou nas normas norte-americanas NFPA70E e IEEE1584 para calcular a energia incidente. Com base nessa norma, o grupo de trabalho AG40 da SSG produziu um guia - 'SSG 4510 Gestão de riscos de arco em instalações elétricas' - para ajudar a avaliar o risco e calcular a energia incidente, para que possa ser selecionado o correto equipamento de proteção individual (EPI).

A Preem realizou avaliações de risco em cerca de 85 conjuntos de painéis de distribuição em Lysekil e 40 em Gotemburgo e usou essas informações para calcular a energia incidente de arco elétrico. Este trabalho significou que os painéis poderiam ser marcados com informações sobre energia incidente e uma matriz de segurança elétrica poderia ser elaborada. Essa matriz de segurança elétrica pode ser usada para ajudar a escolher o equipamento de proteção apropriado, entre outras coisas.

 

“Precisávamos de vestuário de trabalho antifogo que protegesse do arco elétrico e estivesse claramente marcado com valores caloríficos com base na energia incidente calculada".

- Klas Roos, Diretor de conformidade elétrica / Engenheiro técnico, Preem AB

 

Análise de risco para painéis de distribuição na indústria petroquímica:

  • Calor e chama
  • Salpicos químicos
  • Arco elétrico

   Salpicos de metal
   Calor por radiação
   Calor por convecção
   Choque elétrico
      Onda de choque
      Ruído elevado
      Radiação ótica
      Gás tóxico

O pessoal que realiza trabalhos elétricos no painel de distribuição exige vestuário antifogo certificado pela IEC 61482-2 em combinação com a EN ISO 11612, pois existe o risco de exposição a flashes de arco. O vestuário também deve cumprir com os requisitos de alta visibilidade da EN ISO 20471. Na indústria petroquímica, a Tranemo também recomenda peças de vestuário certificadas pelas normas EN 13034, EN 1149-5 e EN ISO 11612. Trabalhar com produtos químicos num ambiente explosivo / ATEX pode influenciar a escolha de vestuário de proteção de várias maneiras e, a escolha do vestuário correto, pode salvar a vida de um utilizador em caso de acidente.

 

A solução:

A refinaria de Preem em Lysekil forneceu informações valiosas, calculando a energia incidente do seu painel. O objetivo era identificar todos os requisitos e certificações de proteção existentes para vestuário de proteção. Ao apresentar e fornecer roupas de proteção testadas que se adequavam ao objetivo, a Tranemo ajudou a Preem a identificar a melhor solução de proteção que cumprisse com as suas necessidades.

 

“Depois de realizar uma avaliação de risco, recomendamos que a Preem utilize vestuário antifogo Tranemo num sistema Skinsafe, ou seja, um sistema eficaz de várias camadas - para garantir um alto nível de proteção contra riscos de arco elétrico. Como realizamos todos os testes necessários, em conformidade com a EN 61482-1-1, para diferentes combinações de vestuário, foi de forma natural que apresentamos à Preem a solução de proteção certa, com uma norma em conformidade, claramente identificada e com os níveis de energia incidentes necessários. ”

- Christer Almborg, Gestor de Conta, Tranemo

 

A refinaria de Preem em Lysekil é uma central petroquímica em que existe risco de atmosfera explosiva / ATEX e riscos químicos. A solução antifogo da Tranemo para a Preem incluiu também proteção contra esses riscos, além dos riscos de arco elétrico.

 

O resultado:

A Tranemo entregou uma solução de proteção exclusiva com alta funcionalidade que correspondia à situação de risco e aos requisitos de proteção da Preems.

 

“Temos vindo a utilizar vestuário antifogo desde há muito tempo, mas as peças da Tranemo foram claramente marcadas com energias incidentes em cal / cm², que é exatamente o que estávamos à procura. Diferentes combinações de vestuário haviam também já sido testadas, por isso sabíamos que proteção poderíamos obter, com uma boa margem de segurança. A Tranemo ouviu atentamente os nossos pedidos e foi ótimo trabalhar com eles. ”

- Klas Roos, Diretor de conformidade elétrica / Engenheiro técnico, Preem AB

Produtos relacionados

    Adicione todos os produtos na página à "A minha lista de produtos".