Karin Fjeldstad Jusnes
Engenheira de processos, na Finnfjord AS, Noruega
Como engenheira de processos na fundição Finnfjord, uma empresa produtora de ferrossilício, Karin trabalha num ambiente onde o vestuário de trabalho antifogo é essencial.
Todos os dias ela verifica se o metal produzido corresponde à qualidade pretendida e se as matérias-primas cumprem os requisitos do processo. Karin está envolvida em muitos projetos e processos na empresa, bem como na gestão do laboratório e na colaboração com a equipa do processo para garantir que todos os fornos funcionam de forma eficiente e segura.

Karin tem um doutoramento em ciência dos materiais, com especialização em quartzo e suas propriedades a altas temperaturas, tendo também bons conhecimentos gerais sobre processamento de metais, química e física. A Finnfjord é uma das empresas produtoras de ferrossilício mais eficientes em termos energéticos do mundo, da qual o quartzo é uma das principais fontes, pelo que os conhecimentos académicos de Karin são bem aproveitados. É vital para o processo compreender como o quartzo se comporta a altas temperaturas e por que motivo diferentes tipos de quartzo se comportam de forma diferente.
- A melhor parte do meu trabalho é ser bastante variado! Há muitos desafios e nenhum dia é igual, o que eu adoro, diz Karin
O maior desafio a longo prazo da Finnfjord consiste em produzir ferrossilício da forma mais sustentável possível e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Karin contribui para projetos de melhoria interna e projetos de investigação de maior dimensão que visam aumentar a produção através da utilização de menos recursos, reduzindo assim as emissões.
"A melhor parte do meu trabalho é ser bastante variado! Há muitos desafios e nenhum dia é igual, o que eu adoro"

Na Finnfjord a Segurança dos seus funcionários é prioritário
A segurança dos funcionários é uma prioridade máxima na Finnfjord, pelo que as oportunidades para melhorar a segurança são debatidas diariamente. O vestuário de trabalho desempenha um papel importante nestes esforços de segurança. Karin acredita que o mais importante é que o vestuário de trabalho deve proteger os utilizadores dos perigos e ser confortável para trabalhar. Não ter liberdade de movimentos pode ser muito frustrante, pelo que um vestuário flexível é muito importante.
- Ter vestuário de trabalho que seja confortável é uma necessidade, uma vez que o usamos durante todo o dia, acrescenta Karin.
Historicamente, a indústria de fundição sempre foi dominada pelos homens, mas cada vez mais mulheres estão a entrar na indústria, o que também significa uma maior procura de vestuário de trabalho que se ajuste bem.
- É de louvar que existam coleções de vestuário de trabalho para senhoras! Sentirmo-nos confortáveis no nosso vestuário de trabalho é extremamente importante e eu gosto muito do meu vestuário de trabalho Tranemo, conclui Karin.