Novidades do nosso trabalho pela sustentabilidade
Na Tranemo, a sustentabilidade não é apenas um objetivo - é um compromisso que está presente em todas as etapas do nosso processo de produção e inovação. Desde a eliminação gradual de substâncias nocivas até ao avanço das práticas circulares e ao prolongamento da vida útil do vestuário, o nosso objetivo é criar vestuário de trabalho mais seguro e responsável. Nieke Sarink, Gestora de Sustentabilidade da Tranemo, responde a cinco perguntas que destacam áreas-chave dos nossos esforços contínuos em matéria de sustentabilidade e como estamos a transformar ambição em ação.
1. A Tranemo está a trabalhar arduamente para eliminar gradualmente os PFAS no vestuário de trabalho onde não são essenciais. Como está a progredir esta transição?
Tem sido uma viagem interessante, e aprendemos muito ao longo do caminho. Atualmente, estamos a trabalhar na eliminação progressiva dos PFAS no último dos nossos tecidos para vestuário de trabalho. Antes de fazer a transição para um tecido sem PFAS, efetuamos testes exaustivos para garantir a qualidade. Assim que a última fase de testes for concluída com sucesso, a Tranemo passará a adquirir apenas tecidos sem PFAS, com exceção do tecido da nossa gama de produtos químicos APEX, que protege o utilizador contra óleo, o-xileno e butanol. Durante um período de tempo, iremos ter um stock misto.
2. As peças de vestuário com certificação Oeko-Tex® Standard 100 garantem que o vestuário de trabalho está isento de substâncias nocivas. Para a Tranemo, esta certificação é uma questão natural. Todo o vestuário de trabalho da Tranemo é certificado?
Estamos continuamente a acrescentar mais estilos ao nosso certificado Oeko-tex. Mantemos um diálogo estreito com os nossos fornecedores para obter a certificação de todos os tecidos e acabamentos. Atualmente, todos os artigos em stock têm certificação Oeko-tex standard 100 classe 2 (alguns com EPI).
3. A Tranemo é um dos participantes no projeto Life Cirtechtex, fundado pela UE, que visa implementar processos de economia circular para reduzir os resíduos têxteis na produção de equipamento de proteção individual. - LIFE22-ENV-ES-LIFE-CIRTECHTEX. Qual é o ponto de situação do projeto?
Estamos a entrar no terceiro ano do projeto. Farei uma atualização mais pormenorizada da situação do projeto na nossa reunião anual de 1 umde outubro em Barcelona, Espanha. O projeto centra-se na redução dos resíduos têxteis pré e pós-consumo. Estamos a enviar ativamente os resíduos de tecido da nossa fábrica na Bulgária de volta para o tecelão para criar novos tecidos. Além disso, estamos também a melhorar a recolha de peças de vestuário usadas dos nossos clientes. No entanto, a recolha de material usado que seja suficiente para o projeto tem-se revelado um desafio.


4. O vestuário de trabalho duradouro e de alta qualidade é crucial para a sustentabilidade. Porque é que a longevidade do vestuário é tão importante e que medidas é que a Tranemo toma para a garantir?
A peça de vestuário mais amiga do ambiente é aquela que nunca foi produzida. A segunda melhor é aquela que dura. Prolongar a vida útil de uma peça de vestuário é uma das formas mais eficazes de reduzir o seu impacto ambiental. Menos peças de vestuário produzidas significa menos recursos consumidos, menos resíduos gerados e uma pegada de carbono mais pequena em geral. Na Tranemo, acreditamos que a durabilidade é a base da sustentabilidade. É por isso que concebemos o nosso vestuário de trabalho para resistir às condições mais difíceis - e ao teste do tempo.
Eis como garantimos uma qualidade duradoura:
Testes rigorosos dos materiais: Todos os tecidos e materiais reflectores são testados antes do início da produção, para garantir que cumprem os nossos elevados padrões de durabilidade e desempenho.
Design cuidado: Os nossos modelos são desenvolvidos tendo em conta o conforto, o ajuste e a resistência. Reforçamos as peças de vestuário que são propensas ao desgaste para prolongar a vida útil da peça.
Reparação: O nosso objetivo é conceber peças de vestuário que possam ser reparadas quando necessário. Substituir um fecho de correr numa peça de vestuário intacta é muitas vezes mais responsável do ponto de vista ambiental do que substituir todo o artigo - mesmo que nem sempre seja a opção mais económica.
Compromisso com as reparações: O nosso objetivo é reparar todas as reclamações de produtos sempre que possível, ajudando a manter as peças de vestuário em utilização durante mais tempo.
Melhoria contínua: Controlamos o desempenho dos nossos produtos no terreno. Se uma peça de vestuário não corresponder às nossas expectativas, atualizamos o design para garantir que está à altura da norma Tranemo.
Testes de desgaste: Os testes em condições reais dão-nos informações valiosas sobre o desempenho das nossas peças de vestuário ao longo do tempo. Estes ensaios ajudam-nos a aperfeiçoar os nossos materiais e métodos de construção para alcançar a durabilidade em que os nossos clientes confiam.
Ao centrarmo-nos na qualidade e na longevidade, não só protegemos os trabalhadores como ajudamos a proteger o planeta.
"A peça de vestuário mais amiga do ambiente é aquela que nunca foi produzida. A segunda melhor é aquela que dura."
5. Para além dos projetos acima mencionados, em que se concentra a Tranemo neste momento?
O nosso principal foco são as futuras normas da UE, incluindo a implementação da CSRD e outras legislações relevantes da UE.
>> Saiba mais sobre o nosso trabalho em sustentabilidade na Tranemo Advanced Workwear